Neuropsicologia

Teste para avaliar memória!

Teste para avaliar memória!

Neurolover, acompanhe o raciocínio e, ao final, vou te contar qual instrumento avalia as etapas do processo de memorização.  Se você gosta do conteúdo da Incantato, é provável que goste de estudar. Ao estudar, é preciso manter o foco atencional no que está lendo, por exemplo. Então, você capta as informações da leitura através dos órgãos dos sentidos (visão, audição…). Faz conexões com outros assuntos para fixar o que está estudando e, se alguém te perguntar o que você aprendeu, com certeza saberá dizer. Pronto! Continue lendo

O que o WISC IV avalia?

O que o WISC IV avalia?

Quando se fala em chinelo, sim, aquele tipo de calçado confortável que a gente usa em casa e ás vezes até arrisca passear com ele, qual a marca lhe vem à cabeça? Não tenho dúvidas que você pensou nas Havaianas! Claro que existem diversas marcas que são tão boas quanto ela, mas… geral prefere ela, não é? Havaianas é o padrão ouro de chinelos. Rs Você deve estar se perguntando, o que o teste WISC IV tem a ver com uma marca de chinelo? Simples, Continue lendo

Passar hidratante no machucado da criança é neurociências! 

Passar hidratante no machucado da criança é neurociências! 

Por que a criança se acalma após você falar que o creme hidratante que está passando no seu machucado é um remédio?  Criança cai, machuca e chora. Daí, vem um adulto boa pinta e diz que que vai passar um remédio para sarar o machucado. Malandrinho do adulto, vai lá e passa creme hidratante. Quem nunca viu essa cena?  E acreditem: a criança para de chorar! Mas será por quê? Esse tipo de situação está relacionado com o que chamamos de efeito placebo. Que isso???? Continue lendo

Quando nosso Sistema Nervoso Central se torna adulto?

Quando nosso Sistema Nervoso Central se torna adulto?

Nós sabemos determinar quando nosso sistema nervoso central começa a se desenvolver… sim, é com você pequenininho, lá na barriga da sua mãe, que tudo começa. Na passagem da segunda para a terceira semana de gravidez, forma-se o tubo neural que dará origem ao seu sistema nervoso central. É uma história longa… que chamamos de desenvolvimento embrionário, marcado por transformações morfológicas. Agora, a pergunta difícil é: quando esse sistema se torna adulto? Isto é, qual o ponto final do desenvolvimento? Bom, para responder esta pergunta, Continue lendo

Diagnóstico diferencial de TDAH e TEA

Diagnóstico diferencial de TDAH e TEA

Quem trabalha com Neuropsicologia Infantil se vê meio perdido com a possibilidade de algumas comorbidades: É apenas um quadro de Deficiência Intelectual ou tem comorbidade com TDAH? Essa dificuldade de aprendizagem que ele se refere é do quadro de TDAH ou na verdade estamos falando uma criança com TDAH e Transtorno Específico da Aprendizagem? Esse prejuízo atencional é esperado nessa criança com TEA ou na verdade ele tem TEA com TDAH? Bom, hoje vou tentar ajudar você com o diagnóstico de TEA com ou sem Continue lendo

Sinais precoces da dislexia na Educação Infantil

Sinais precoces da dislexia na Educação Infantil

Dislexia. Um quadro difícil, sem cura, que interfere demais na vida acadêmica, social e emocional da criança. Sim, um transtorno do neurodesenvolvimento que já apareceu ou vai aparecer no seu consultório. É só uma questão de tempo. Sabemos que o diagnóstico de dislexia só pode ser realizado a partir dos 8 anos de idade ou a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, sendo que é necessário pelo menos 6 meses de intervenção específica com essa criança. Mas hoje não falarei dos critérios diagnósticos. Não. Continue lendo

Nomeação na Neuropsicologia

Nomeação na Neuropsicologia

Hoje vamos falar sobre nomeação! Sim, nossa capacidade de nomeação é muito importante e alguns estudos sobre os efeitos da pandemia do COVID-19 tem indicado que alterações na capacidade de nomeação são sequelas comuns. Mas o que seria nomear? A nomeação envolve: Reconhecer o objeto; Recuperar o nome do objeto na nossa mente, no que chamamos de léxicos mentais (conjuntos de representações das palavras da língua, no nosso caso, da língua portuguesa). Os léxicos mentais são “pacotinhos de memória” de palavras, que organizamos na nossa Continue lendo

Visioconstrução e Visioespacial: você sabe diferenciar?

Visioconstrução e Visioespacial: você sabe diferenciar?

Na Neuropsicologia nos deparamos com algumas funções cognitivas com nomes bem bonitinhos rs. E que, por vezes, nos confundem quanto ao que significa! Por isso, hoje resolvi falar de duas funções que geralmente levam a confusão: visioconstrução e visioespacial. Vamos lá entender sobre isso? Quando falamos de visioconstrução, ou também chamada de praxia visioconstrutiva, estamos nos referindo sobre nossa habilidade de reproduzir desenhos, modelos ou construções. Bom, se seu objetivo é avaliar visioconstrução, você precisa buscar instrumentos avaliativos que a pessoa precise desenhar ou até Continue lendo

Memória prospectiva e apresentação do seu TCC!

Memória prospectiva e apresentação do seu TCC!

Me responda, por favor: Você já é formado? Se sim, provavelmente já teve que fazer o tão temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Mas de verdade, me diz, pior que escrever sofridamente as suas 25 páginas do artigo científico, é apresentar tudo isso em 20 minutos para sua banca, amigos e familiares, não é mesmo? Sim, é o dia D (espero que seja o D de dedicação e não de…bem, decepção, desespero, desilusão… rs). Bom, quem já passou por isso, sabe que ensaiar antes Continue lendo

Memória Operacional!

Memória Operacional!

A primeira coisa que precisa saber é que a memória operacional é uma memória de curto prazo! Memória de curto prazo é a nossa capacidade de recuperar informações que nos foram apresentadas há poucos segundos. Nós precisamos dela basicamente para tudo: conversar com alguém, assistir uma aula, entender uma música, etc. De maneira geral, uma pessoa pode reter aproximadamente 7 itens (+/- 2). Essa capacidade depende do nível de familiaridade da pessoa com o material. Por exemplo, leia a sequência de itens a seguir, depois Continue lendo