Percepção

Passar hidratante no machucado da criança é neurociências! 

Passar hidratante no machucado da criança é neurociências! 

Por que a criança se acalma após você falar que o creme hidratante que está passando no seu machucado é um remédio?  Criança cai, machuca e chora. Daí, vem um adulto boa pinta e diz que que vai passar um remédio para sarar o machucado. Malandrinho do adulto, vai lá e passa creme hidratante. Quem nunca viu essa cena?  E acreditem: a criança para de chorar! Mas será por quê? Esse tipo de situação está relacionado com o que chamamos de efeito placebo. Que isso???? Continue lendo

Visioconstrução e Visioespacial: você sabe diferenciar?

Visioconstrução e Visioespacial: você sabe diferenciar?

Na Neuropsicologia nos deparamos com algumas funções cognitivas com nomes bem bonitinhos rs. E que, por vezes, nos confundem quanto ao que significa! Por isso, hoje resolvi falar de duas funções que geralmente levam a confusão: visioconstrução e visioespacial. Vamos lá entender sobre isso? Quando falamos de visioconstrução, ou também chamada de praxia visioconstrutiva, estamos nos referindo sobre nossa habilidade de reproduzir desenhos, modelos ou construções. Bom, se seu objetivo é avaliar visioconstrução, você precisa buscar instrumentos avaliativos que a pessoa precise desenhar ou até Continue lendo

Tipos de funções cognitivas

Tipos de funções cognitivas

Nosso sistema nervoso central está recebendo constantemente informações acerca dos acontecimentos do meio ambiente, através dos órgãos sensoriais (ouvido, olhos, boca, pele…), e também sobre a posição do corpo, o nível de excitação, as atividades dos diversos órgãos e o estado químico e nutritivo do sangue, através de mensagens internas. Como um lindo centro de operações, nosso cérebro monitora nosso funcionamento o tempo todo! Escute: O TEMPO TODO! Ao receber e interpretar essas informações, nosso aparato neurobiológico possibilita a percepção dos objetos, que representados na Continue lendo